Pão ou pãezinhos.

Pãezinhos Paleo by Su

Ontem com a pressa toda para preparar o lanche da filha para ela levar à visita de estudo, esqueci que tinha que comprar quark para fazer os Papos secos das manas Caramelo. A minha ideia inicial era fazer estes, mas tive logo que mudar de planos pois já era tarde e não dava para ir comprar o que me faltava. Lá fui eu com as minhas misturas à pressão e a rezar para que a coisa corresse bem, pois tinha que inventar um pão rápido, sem fermento e tempo de espera para este levedar. Saíram esta espécie de pães que dão mesmo para confundir com os pães da padaria. Sorte a minha a filha aprovou dizendo que a sandes de leitão que comeu estava muito boa e que o pão não estava rijo nem seco. Temos mais uns pãezinhos sem gluten que a filha vai querer que eu faça mais vezes.

Pão de queijo2

Ingredientes:

  • 50g farinha de coco
  • 60g farinha de trigo sarraceno
  • 150g polvilho doce + mais q.b para trabalhar a massa
  • 170g polvilho azedo
  • 150g queijo creme (usei da marca Arla)
  • 2 ovos médios
  • 180g leite vegetal (usei de amêndoa)
  • 5 c sopa de óleo de coco
  • 1 c chá de sal marinho

 

Preparação:

  1. Pré aquecer o forno a 200ºC
  2. Misturar as farinhas s/ glúten e reservar.
  3. Levar um tacho ao lume com o leite de amêndoa, o óleo de coco e o sal marinho. Deixar ferver.
  4. Juntar o leite ainda quente às farinhas e misturar tudo. Deixar arrefecer.
  5. De seguida adicionar o queijo creme e os ovos e misturar tudo até ficar uma massa homogénea.
  6. Polvilhar uma superfície lisa com polvilho doce e despejar a massa para ser trabalhada com as mãos. Esta massa é húmida e pegajosa e para isso vamos ter que polvilhar bem as mãos e adicionar mais polvilho à mesma. Ter o cuidado de ir juntando pouca quantidade à massa e só até que esta não se apegue às mãos.
  7. Fazer o formato do pão como eu fiz, dispor num tabuleiro com papel vegetal e polvilhado com polvilho doce, eu usei o tapete de silicone da In&Out Cooking que é mais prático e depois dar um golpe com a faca bem afiada no meio conforme imagem em baixo.
  8. Levar ao forno a assar cerca de 20-25min. dependendo do tamanho que derem aos pães. Findo o tempo retirar do forno e deixar arrefecer. Como a massa tem polvilho se abrirem logo os pães ainda muito quentes vão parecer enqueijados. Espero que gostem XOXO :* !!!

18 comentários em “Pãezinhos Paleo by Su”

  1. Por que farinha posso trocar a farinha sarraceno? Não gosto do sabor. É o queijo é aquele tipo philadelfia? Obrigada e parabéns, os pãezinhos estão super apetitosos x

    Curtir

    1. Pode optar por substituir por aveia s/ gluten por ex. Sim o queijo é tipo philadelfia. Obrigada. Se experimentar depois diga alguma coisa :* !

      Curtir

  2. Susana dará para substituir o polvilho azedo por fubá de mandioca ou fécula de batata ? Eu não uso polvilho azedo.

    Curtir

  3. Ola, dá para substituir o queijo creme por “requeijão” ?(acho que é assim que se chama em português) ou por iogurte grego? Não tenho philadelfia em casa..

    Curtir

      1. Ola, fui eu que fiz com ricotta xD😂😂 sou Rita Mara , falei consigo ontem pelo Messenger 😜

        Curtir

  4. Olá. Segui a receita mas substituí o queijo por iogurte grego.
    Resultado: por fora lindo, mas por dentro estava mau (massa dura) e também não cresceram nada.
    Possível erro: fiz tudo à mão, sem processadores?? Será do polvilho? Os meus pães de queijo sempre ficaram achatados…
    Será que devo comprar algum “aparelho”?

    Curtir

    1. Com Iogurte grego não vai ter o mesmo resultado pois tem uma textura demasiado líquida e vai ter que acrescentar mais polvilho o que torna o pão mais pesado.

      Curtir

  5. Olá Su 🙂 o que aconselharia para substituir a farinha de coco? E o leite é adicionado mesmo tendo acabado de ferver? Obrigada! 😉

    Curtir

  6. Uma curiosidade Su… A batata doce não os deixa com sabor mais “adocicado”…?!
    O aspecto é absolutamente tentador… 😉 Pessoalmente raramente sinto qualquer falta de pão, mas acho que seria bem vindo lá em casa… 😉
    Eduardo Ferreira – https://nutrirevolucao.pt

    Curtido por 1 pessoa

    1. Claro que não. Estes pães ficam uma delícia e não sabem a batata doce. Depois diz alguma coisa se foram aprovados ou não 😘

      Curtir

Deixe um comentário